11:44

Mamãe canguru eu?

Postado por Mundo da Duda



Crianças prematuras ou com baixo peso precisam de cuidados complexos que muitas vezes impedem as mães de permanecer próximas de seus bebês. O método mãe-canguru foi uma das alternativas encontradas para amenizar este distanciamento.
A técnica, extremamente simples e barata, hoje é bastante utilizada e faz parte do projeto de humanização do parto como garantia de melhor atenção a saúde da família e o acesso à cidadania.
Implantado primeiramente na Colômbia no final dos anos 70 como solução para a falta de estrutura no atendimento a prematuros tem como objetivo substituir o uso de incubadoras artificiais pelos cuidados da própria mãe.
Hoje a técnica funciona em muitos países e é reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como uma aliada no combate a mortalidade infantil.
Como funciona
O método mãe-canguru segue o exemplo dos marsupiais, como o canguru, cuja gestação se completa em uma bolsa específica onde o filhote se alimenta e permanece aquecido.
A técnica tem como base possibilitar que o recém-nascido prematuro, com baixo peso ou com complicações que exigem internação e monitoramento hospitalar continue o seu desenvolvimento próximo a mãe, colado em seu tórax.
A maioria dos programas que utiliza o método divide-se em etapas respeitando o estado clinico do bebê e suas necessidades.
As mães são estimuladas a ficar junto ao recém-nascido o maior tempo possível, amamentando e participando dos cuidados até que a criança atinja as condições clínicas e o peso adequado para deixar a UTI e permanecer junto com a mãe nos chamados alojamentos canguru (ou enfermarias conjuntas).
Nesta etapa a posição canguru é fortemente utilizada para reforçar o vínculo mãe e bebê, devendo ser mantida também em casa, após a criança deixar o hospital.
Benefícios evidentes
As pesquisas indicam que o contato pele com pele possibilitado pelo método é positivo tanto para a mãe quanto para a criança.
O bebê fica mais calmo, chora menos e a mãe torna-se menos estressada sentindo-se mais participativa e presente nos cuidados com o filho.
A técnica ajuda ainda na redução de infecções e problemas respiratórios (um dos grandes problemas vividos pelos prematuros), na regulagem da temperatura corporal, no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional e no ganho de peso que pode chegar a dobrar quando comparado ao uso de incubadoras artificiais.
Fora as vantagens para a saúde do bebê, o método ainda representa uma alternativa para a redução dos custos envolvidos no atendimento a estas crianças.
O período de internação costuma ser reduzido pela metade, assim como os custos referentes à equipe de profissionais e equipamentos nas Unidades de Terapia Intensiva neo natais.

5 Pode deixar seu comentário aqui :):

maniasdesermãe disse...

gosto muito do seu blog. tenho acompanhado há alguns dias,mas sem comentar. Hoje resolvi dar meu recadinho.
abç
andrea, mamãe da Manu

Viaje na Leitura disse...

Olha amiga,sling,canguru é muito bom!!!!
acalma e nops aproxima mais dos nossos bebes!Eu uso e aprovo!!!!

Fabi da Juju disse...

òtimo post amiga...sempre AMEI o sling.

Bjus

Márcia Montanheiro disse...

Olá achei muito lindo mesmo seu blog,cheio de mimos e detalhes vc está de parabéns ,e sua bb é uma graça ,uma criança linda ,muito feliz e muito bem cuidada,quem dera todas as mamães fossem como vc!!Eu não sei se é aqui mas eu gostaria de participar da promoção do sling,quem sabe eu seja sorteada,ficaria muito feliz pois eu tenho muita vontade de ter um ,mas dependo do meu marido e ele disse que é bobagem ,e que não quer comprar,mas quem sabe dou sorte né??felicidades para vc e sua familia linda! meu email é tribelle29@hotmail.com moro em guarulhos sp ass: Márcia

Unknown disse...

Tive 2 abordos espontaneos sem nenhuma explicação...
e esse ano qro mto ter um filho com meu noivo, minhas amigas engravidaram e não consegui participar da gravidez dlas e vendo esse carinho toto com o bebê ai sim q me da mais vontade d ter um filho...
reze por mim pra q eu consiga engravidar...

Meus posts!!!

Amor da minha vida!

A felicidade exige valentia...


"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
(Fernando Pessoa)



Guia Infantil

Esses eu recomendo!